quarta-feira, 25 de junho de 2008

.:: Audição de alunos // Sábado, 28 de Junho // 16:30 h

Audição dos alunos da classe de canto da Prof.ª Ana Leonor Pereira que, acompanhados ao piano por Gonçalo Simões, interpretarão alguns clássicos do bel canto.

Ana Leonor Pereira – Soprano – é diplomada e profissionalizada em Canto Solista pelo Real Conservatório da Faculdade de Música e Dança de Haia; bacharel em Canto pela Escola Superior de Música de Lisboa, licenciada e profissionalizada em Filosofia pela Universidade Clássica de Lisboa. Mestre em Ciências da Fala pela Universidade Católica Portuguesa / Escola Superior de Saúde do Alcoitão com a dissertação: “As cores da voz: Expressão das emoções no timbre da voz cantada”.

Integra, como solista, diversos grupos de música de câmara (medieval, renascentista, barroca e contemporânea), com os quais mantém uma intensa actividade concertística. Do seu currículo fazem ainda parte apresentações como solista em missas, e em diversos festivais e ciclos de música, assim como apresentações com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Filarmonia das Beiras, Orquestra do Baixo-Alentejo, Orquestra Jovens Músicos, etc; tendo sido dirigida por maestros como M. Graça Moura, César Viana, Cesário Costa ou Henrique Piloto.

Desenvolve, desde o início da sua carreira, ampla actividade de recitalista quer acompanhada por piano, quer por órgão, quer por guitarra. Nas suas diversas actividades já cantou em Portugal, Espanha, Holanda, Bélgica, Noruega, Áustria, Luxemburgo e Brasil.

No âmbito da docência iniciou a prática do ensino do canto no Real Conservatório de Haia como estagiária tendo terminado os seus estudos teóricos com o trabalho “Voice and Emotions”; em Portugal, leccionou canto no Conservatório Regional do Baixo-Alentejo e na Escola Profissional de Música de Almada e Educação Vocal no Instituto Gregoriano de Lisboa. Formadora da Associação Nacional de Professores, ministra regularmente acções de formação de técnica vocal para actores e professores, e de pedagogia e didáctica do canto para cantores e professores de canto.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

.:: ConTempo // Segunda-feira, 23 de Junho // 19:30 h

O Museu da Música abre as portas excepcionalmente na próxima segunda-feira para acolher a estreia em Portugal do ConTempo String Quartet, um dos mais importantes quartetos de cordas da actualidade. A entrada é livre.

Constituído por Bogdan Sofei (1.º violino), Ingrid Nicola (2.º violino), Andreea Banciu (violeta) e Adrian Mantu (violoncelo), este jovem quarteto Romeno escolheu para a sua primeira apresentação em Portugal composições de Joseph Haydn, Heitor Villa-Lobos, Radu Paladi, Sabin Pautza e Antonin Dvorak.

Além da sua actuação no Museu da Música, o ConTempo String Quartet apresentar-se-á ainda no dia 24, pelas 20:30 h, no Auditório do Instituto Franco-Português (Av. Luís Bívar, 91), dois concertos organizados pelo Instituto Cultural Romeno, este último a ser gravado para posterior transmissão no programa Concerto Aberto da RDP Antena 2.

O ConTempo String Quartet foi formado em 1995 quando os seus membros eram estudantes na Universidade Nacional de Música de Bucareste, Roménia. Em poucos anos efectuou intensas digressões pelo mundo inteiro, tendo ganho varios prémios internacionais (Londres, Roma, Munchen, Graz, Berlim, Praga, Cluj, Hamburg etc.) e trabalhado com muitos dos mais celebrados quartetos de cordas. Reconhecido como um dos mais importantes grupos de música de câmara do mundo, actuaram para personalidades tão distintas como o Papa João Paulo II, Nelson Mandela ou os Ministros da Cultura da União Europeia.

Apoios:
Logos Museu da Música, Instituto Cultural Romeno e Antena 2

quarta-feira, 4 de junho de 2008

.:: Recital de Cravo // Sábado, 7 de Junho // 16:00 h

Cravo construído por Joaquim José Antunes em 1758, pertencente à colecção do Museu da Música (Lisboa)A cravista Ana Mafalda Castro, acompanhada por Patrícia Vintém e José Luís Henriques, alunos da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), estarão no Museu da Música para um recital que dará início às comemorações dos 250 anos da factura do “cravo Antunes” (1758-2008), um dos ex-libris da colecção do Museu.

Será uma óptima oportunidade para apreciar um instrumento de época interpretar clássicos de Domenico Scarlatti e Carlos Seixas, e ainda, muito oportunamente, escutar a primeira audição absoluta da obra «AnTUNEs FOR HARPSICHORD» de Sérgio Azevedo.

Construído por Joaquim José Antunes em 1758, este cravo é uma peça valiosíssima, única no conjunto patrimonial do País, não só pela sua antiguidade e raridade, mas ainda por ser testemunho único da extremada técnica de construção portuguesa de setecentos, onde se reconhece uma forte e bem estabelecida tradição de artesanato musical com orientações próprias.

Este concerto surge no âmbito do Projecto MUSEUS E OUTRAS ARTES – uma parceria entre o Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) e a Escola Superior de Música (ESML).