quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

.:: Il Dolcimelo // Sábado, 20 de Dezembro // 16:30 h

Il DolcimeloO Museu acolhe o grupo de música antiga, Il Dolcimelo, para um pequeno concerto em torno do seu primeiro trabalho discográfico, recentemente editado, intitulado "Vilancicos do Século XVI - Canções Ibéricas ao Menino e à Virgem". A anteceder o concerto poderá assistir-se a uma conferência sobre instrumentos antigos proferida pelo especialista Arq.º João Mateus.

Dirigido por Isabel Monteiro e constituído por músicos profissionais, estudantes, cantores e coralistas com particular interesse pelo Renascimento e Barroco inicial, o grupo Il Dolcimelo encontra-se a celebrar 15 anos de actividade e apresentará no Museu uma selecção de peças alusivas ao ciclo do Natal provenientes dos cancioneiros ibéricos renascentistas, dos quais fazem parte obras de importantes compositores da época como Pêro do Porto e Juan del Encina, entre outros identificados e anónimos. Nesta sessão serão também interpretados vilancicos portugueses do século XVII, num confronto entre dois ambientes distintos para temáticas idênticas, tão próximos e tão distantes.

Com o seu trabalho, o grupo pretende divulgar as sonoridades musicais do passado, recriando com rigor histórico o repertório e interpretação, assim como alguns dos mais significativos instrumentos da música europeia da época como o alaúde, violas de arco e de mão, flautas, corneta e sacabuxa – não descurando, é claro, que o seu trabalho se destina aos ouvintes do século XXI.

No final do concerto, a partir das 17:30 h, reúne-se a segunda assembleia-geral da Associação dos Amigos do Museu da Música (AAMM), associação de carácter cultural, sem fins lucrativos, que se pretende uma plataforma de trabalho e ponto de encontro para todos os que partilham o interesse e paixão por música, pelo Museu e pelas suas colecções. Se quiser apoiar de alguma forma, não deixe de aparecer. Não se preocupe se não é sócio, pode preencher a sua proposta de adesão em qualquer altura.

» Mais informações em:
http://www.scribd.com/doc/9309101/Press-Concerto-20081220

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

.:: Concerto de Natal // Sábado, 13 de Dezembro // 16:00 h

Concerto de Natal dos alunos da classe de canto da Prof.ª Ana Leonor Pereira que, acompanhados ao piano por Gonçalo Simões, interpretarão alguns clássicos do bel canto.

» Mais informações em:
http://www.scribd.com/doc/8756561/Press-Concerto-20081213

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

.:: Francesco Luciani // Sábado, 6 de Dezembro // 17:00 h

Francesco LucianiFrancesco Luciani leva a palco um concerto de guitarra clássica no Museu da Música, numa viagem pela música espanhola desde o século XIX até aos nossos dias. Combinando com mestria música clássica e ritmos flamencos, o músico traz a público um programa constituído por obras de compositores clássicos como Fernando Sor, Isaac Albéniz e F. Moreno-Torroba, passando pelas composições flamencas de Paco de Lucía e Gerardo Nuñez. 

Entrada: € 7,00

» Mais informações em:
http://www.scribd.com/doc/8600609/Press-Recital-20081206