segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

.:: Segreis de D. Dinis // Sábado, 10 de Janeiro // 16:30 h

Segreis de D. DinizA programação cultural de 2009 do Museu começa com um concerto de reis dos Segréis de D. Dinis. Com recurso a repertório das Cantigas de Santa Maria, Llibre Vermell de Monserrat, Romances Sefarditas e Estampidas, este grupo de música medieval levar-nos-á numa viagem ao tempo da Corte de D. Dinis para animar El-Rei.

Constituídos por Ana Rita Ramos, Carina Lasch, Pedro Santos e Tânia Viegas, os Segréis de D. Dinis valem-se da voz e de instrumentos como o oud, harpa, darbuka, saltério, flautas e rebeca para interpretar e não reproduzir a música medieval (e também renascentista), de carácter profano. Esta opção foi assumida desde a formação do grupo, dado que são mais as dúvidas que certezas quanto a aspectos de execução e instrumentação da música de outras épocas.

O grupo demonstra uma especial inclinação pelo repertório medieval ibérico, tendo escolhido o seu nome como homenagem ao primeiro rei português letrado e trovador, El-rei D. Dinis, bisneto de Afonso X, o Sábio, rei de Castela, autor da antologia “Cantigas de Santa Maria”, da qual interpretam inúmeras peças.

» Mais informações sobre os Segréis de D. Dinis em: http://segreisddinis.com.sapo.pt

Sem comentários: