quinta-feira, 8 de maio de 2008

.:: Roda de Choro de Lisboa // Sábado, 17 de Maio // 18:30 h

Roda de Choro de Lisboa A Roda de Choro de Lisboa é um projecto de músicos portugueses e brasileiros que se desenvolve dentro do chamado repertório clássico, respeitando a sua linguagem singular, mas com algumas surpresas.

Nas suas apresentações a Roda procura recriar o espírito do Rio dos nossos avós. Os chorões vestem-se a rigor e interpretam a música de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldyr Azevedo e muitos outros que ajudaram a construir a linguagem, aproveitando a ocasião para explicar algumas curiosidades sobre o choro. Ritmos bem portugueses como o fandango, o corridinho ou o fado são também trabalhados de forma a evidenciar esta proximidade das linguagens lusófonas.

O choro ou chorinho surgiu no Rio de Janeiro em meados do séc. XVIII. A chegada da côrte portuguesa a esta cidade em 1808 foi a matriz deste género musical que juntou as danças de salão europeias em voga (polcas, mazurcas, valsas, scottish) com o lundum e a modinha. Pode-se afirmar que o choro é pois primo direito do fado, morna e também do tango, pois partilha com estes, várias influências de raiz.

No Museu da Música, a Roda de Choro apresentar-se-á em versão quarteto: Múcio Sá (bandolim e cavaquinho), Carlos "bisnaga" Lopes (acordeão), Nuno Gamboa (violão de 7 cordas), Alexandre "barriga" Santos (percussão).

» Mais informações em: www.myspace.com/rodadechorodelisboa

Sem comentários: