quarta-feira, 25 de junho de 2008

.:: Audição de alunos // Sábado, 28 de Junho // 16:30 h

Audição dos alunos da classe de canto da Prof.ª Ana Leonor Pereira que, acompanhados ao piano por Gonçalo Simões, interpretarão alguns clássicos do bel canto.

Ana Leonor Pereira – Soprano – é diplomada e profissionalizada em Canto Solista pelo Real Conservatório da Faculdade de Música e Dança de Haia; bacharel em Canto pela Escola Superior de Música de Lisboa, licenciada e profissionalizada em Filosofia pela Universidade Clássica de Lisboa. Mestre em Ciências da Fala pela Universidade Católica Portuguesa / Escola Superior de Saúde do Alcoitão com a dissertação: “As cores da voz: Expressão das emoções no timbre da voz cantada”.

Integra, como solista, diversos grupos de música de câmara (medieval, renascentista, barroca e contemporânea), com os quais mantém uma intensa actividade concertística. Do seu currículo fazem ainda parte apresentações como solista em missas, e em diversos festivais e ciclos de música, assim como apresentações com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Filarmonia das Beiras, Orquestra do Baixo-Alentejo, Orquestra Jovens Músicos, etc; tendo sido dirigida por maestros como M. Graça Moura, César Viana, Cesário Costa ou Henrique Piloto.

Desenvolve, desde o início da sua carreira, ampla actividade de recitalista quer acompanhada por piano, quer por órgão, quer por guitarra. Nas suas diversas actividades já cantou em Portugal, Espanha, Holanda, Bélgica, Noruega, Áustria, Luxemburgo e Brasil.

No âmbito da docência iniciou a prática do ensino do canto no Real Conservatório de Haia como estagiária tendo terminado os seus estudos teóricos com o trabalho “Voice and Emotions”; em Portugal, leccionou canto no Conservatório Regional do Baixo-Alentejo e na Escola Profissional de Música de Almada e Educação Vocal no Instituto Gregoriano de Lisboa. Formadora da Associação Nacional de Professores, ministra regularmente acções de formação de técnica vocal para actores e professores, e de pedagogia e didáctica do canto para cantores e professores de canto.

Sem comentários: