quarta-feira, 1 de outubro de 2008

.:: Elomar – Trovas do Sertão Brasileiro // Segunda-Feira, 6 de Outubro // 21:30 h

O Museu da Música abre excepcionalmente na próxima segunda-feira para acolher um concerto de Elomar, um dos mais importantes compositores brasileiros da Bahia. Acompanhado da sua voz e violão, Elomar partilhará o palco com o Maestro João Omar no violão clássico, naquela que é uma iniciativa conjunta da Associação Cultural ETNIA e da Fundação Casa dos Carneiros, em parceria com o Museu da Música.

Elomar Figueira Mello tem vindo a retirar da cultura baiana os elementos chave do seu cancioneiro e das suas composições eruditas. Cantor, compositor e "violonista" com mais de 300 músicas gravadas em 15 discos (5 dos quais a solo e 10 com participações em discos de outros artistas), tem uma vasta obra escrita para instrumentos sinfónicos, música de câmara, solística, operística e concertante. Com o disco "Na Quadrada da Águas Perdidas" recebeu o prémio da crítica de melhor disco da década de 70, pela APCA (1980) e com "Dos Confins do Sertão" recebeu o prémio de melhor disco estrangeiro não europeu no festival Ibero-americano de 1987, na Alemanha.

Ainda que não se sinta ligado ao "mundo erudito" por excelência, mais precisamente ao mundo académico que reclama para si a propriedade do saber, Elomar é pesquisador da música secular, das festas populares do Brasil nordestino e caboclo. Procura no samba tradicional, na chula e nos géneros da cantoria nordestina a expressão da "brasilidade". Na obra, organiza, remodela e estiliza a cultura popular, consolidando-se como artista que influencia toda uma geração de cantores e cantautores da música nordestina.

Entrada: € 10,00
M/4 anos

Abertura de portas: 21:00 h

Sem comentários: